ATIVIDADE 2.2
NAVEGANDO EM HIPERTEXTO
A sensação de navegar em hipertexto foi enriquecedora. Clicando nos links durante a leitura obtive acesso a várias informações sobre o conceito de hipertexto, o que enriqueceu e facilitou minha caminhada sobre o tema. Não me perdi durante a leitura, pois clicando na seta que há na barra de ferramentas do navegador,consegui retornar com facilidade o caminho de volta. Os caminhos foram os mesmos em que navegamos, não houve diferenças ao encontrar o link não houve dificuldades ao navegar em hipertexto, é muito gostoso navegar em hipertextos, pois, descobrimos caminhos diferentes para conhecimentos novos. Navegar pelos sites seguindo as orientações contidas na atividade que foi proposta percorrendo os links que surgiram a cada clique dado de acordo com o que eu desejava, foi interessante. Apesar de já ter feito isso muitas vezes, foi a primeira vez que fui me conectando a outros pontos de informações sobre um tema que elegi, com a visão de que me auxiliaria no uso de hipertexto através da internet em algumas situações reais na escola, com alunos. A leitura dos links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado. O trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outra descoberta.
Hipertexto é algo bem mais antigo do que a Web, mas está popularizando esse paradigma e permitindo que ele seja refinado, sofisticado e complexificado, de modo a se tornar um novo meio de comunicação.
Hipertexto é a chave para o sucesso da Web: é ele que lhe dá seu poder e é ele que definirá o seu potencial na educação.
Em resumo, hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário