ATIVIDADE -1.4 BANCO DE PROJETOS
NOME DOS CURSISTAS:
Gasparina Aparecida Da Silva; Maria A. Macedo
LOCAL: E. M. E. I. Vila Nova; E. M. E. I. Edna Lane
SÉRIE: Maternal I e II; Jardim; Pré-I; Pré-II
NÚMERO DE ALUNOS: 290
NÚMERO DE PROFESSORES: 14
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Comunicação e expressão; natureza e sociedade; matemática;
OUTROS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS: Professora Helena Zitlal
TÍTULO DO PROJETO: Incentivo á leitura na educação infantil
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Interdisciplinar
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: Leitura diversificada; dramatização; estimulação e percepção auditiva; expressões artísticas.
MATEMÁTICA: Leitura dos números naturais e quantidades; formas geométricas
NATUREZA E SOCIDADE: Os seres vivos; animais domésticos; higiene ambiental e corporal
OBJETIVOS:
- Ampliar gradativamente as possibilidades das crianças, em desenvolver da leitura através de vários meios de comunicação
- Escutar textos lidos apreciando a leitura feita pelo professor;
- Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos.
METODOLOGIA:
- São várias as metodologias que poderão ser utilizadas na execução do Projeto. Assim, as sugestões abaixo apresentadas servirão apenas de base para o trabalho de leitura em sala de aula, podendo e devendo ser complementado pelos educadores, a fim de enriquecer as atividades e torná-las ainda mais significativas para os alunos.
- Esse projeto de leitura está sendo desenvolvido de forma lúdica criando condições ao aluno para despertar o prazer pela leitura.
- Brincando e criando por meio da linguagem verbal e não verbal como: pintar, desenhar, conversar, ver, pensar, jogar e aprender. Todas as atividades devem levar em conta o interesse e a vontade das crianças muito mais que o desejo ensinar do adulto.
-A produção de texto por meio de desenhos a observação a que se considera, primeiramente que a leitura é um processo de introdução entre leitor e autor.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
- Aparelho de DVD;
- Televisor;
- Laboratório de informática;
- Livros;
- Revistas;
- Jornal;
- Gibi;
- Microfone;
- Fantoche;
- Câmera digital.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Freire, Paulo Pedagogia da autonomia, Rio de Janeiro: Paz a Terra 2001
- Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília 1997.
- CAGLIARI, Luiz Carlos, alfabetizando sem o BA- BE- BI- BO, São Paulo: Scipione 1999.
https://docs.google.com/document/d/1U8_BSkLaCyhl6f-cICs3phd7CjLAkeyi-XfoZZitKf0/edit?hl=en_US
Nenhum comentário:
Postar um comentário