RELAÇÕES RACIAIS
PLANO DE AULA
* OBJETIVO:
- reconhecer a miscigenação;
- Identificar as misturas de raças no Brasil;
* METODOLOGIAS:
- Explicar aos alunos o que é miscigenação, logo após mostrar a eles diferentes povos em livros, revistas e internet.
- Explicar a eles também que no Brasil, as relações inter-raciais iniciaram com a chegada dos colonizadores europeus e sua integração com os índios e, posteriormente, com os escravos africanos e outras nações que foram chegando ao Brasil; que a miscigenação deu origem a outros numerosos grupos como: mulato que é a mistura do branco com negra, ou vice-versa; caboclo ou mameluco mistura do branco com índia, ou vice-versa; e o cafuzo que é o resultado da mistura do negro com índia ou vice-versa.
- Após essas explicações pedir que cada aluno pesquise e recorte diferentes misturas de raças para montarmos um cartaz o qual será fixado no mural.
* AVALIAÇÃO:
- Avaliar o interesse e a participação dos alunos nas atividades e se os objetivos dessa aula foram alcançados.
* DESENVOLVIMENTO DA AULA DADA:
- Essa aula foi trabalhada com os alunos do pré-II, a mesma iniciou-se com explicações sobre miscigenação, onde mostrei imagens dessas misturas em livros, revistas e internet. Expliquei a eles que as relações inter-raciais no Brasil iniciaram com a chegada dos colonizadores europeus e sua integração com os índios e, posteriormente, com os escravos africanos e outras nações que foram chegando após eles. Falei também que os indígenas já habitavam o território antes da colonização e que foram eles os responsáveis por grande parte da miscigenação da população nacional e que estudos apontam que a maioria dessa população brasileira é geneticamente mestiça.
Em seguida pedi que cada aluno pesquisasse gravuras dessas misturas e montamos cartaz e fixamos no mural da escola para que outros alunos também conhecessem essas misturas raciais que existem no Brasil.